SindusCon-SP intensifica prevenção a acidentes

Por ocasião do Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, que se comemora hoje, 27 de julho, o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, anunciou o calendário 2010 de realização da Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes), que começará em 1° de setembro, na Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP e percorrerá as demais Regionais do sindicato no Estado de São Paulo até chegar à Capital, em 1° de dezembro.

A Megasipat, que acontece há 11 anos, no segundo semestre na Capital e nas nove Regionais do SindusCon-SP no Estado de São Paulo, é uma das principais ações do sindicato em prol da saúde e da segurança do trabalho, bem como da qualidade de vida do trabalhador da construção.

Ao longo destes anos, o evento já atingiu 13.586 trabalhadores, que se tornaram multiplicadores das práticas prevencionistas em 1869 construtoras filiadas ao sindicato.

O projeto, que conta com a parceria do Sesi, Senai, Seconci e apoiadores, tem por meta conscientizar os trabalhadores das empresas associadas para as questões relativas ao universo da segurança do trabalho. Durante um dia inteiro de atividades e palestras lúdicas, as ações ajudam a desenvolver uma mentalidade prevencionista, despertando o interesse dos funcionários de uma empresa e de seus familiares para evitar acidentes do trabalho.

Ação cotidiana - Segundo o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa, “todo dia é de prevenção de acidentes no SindusCon-SP. Por isso a entidade também promove o PSS (Programa SindusCon-SP de Segurança), que disponibiliza técnicos de Segurança do Trabalho às empresas associadas ao sindicato, com o objetivo de orientá-las na aplicação dos procedimentos incluídos na NR 18 (Norma Regulamentadora que dispõe sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil). A adesão é espontânea, gratuita e por empresa.

Em parceria com o Senai-SP, o PSS vem desenvolvendo há cinco anos ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados e contribuindo para a melhoria, proteção, saúde do trabalhador e das condições de meio ambiente do trabalho nos canteiros de obra.

Paralelamente, o SindusCon-SP empenha-se em várias outras ações setoriais, como nas parceiras com a entidade “Trabalho e Vida” para a realização de seminários sobre saúde, segurança e qualidade de vida e com o Seconci (Serviço Social da Construção Civil) para a confecção e a orientação aos trabalhadores do uso correto do protetor solar nos canteiros de obra.

O SindusCon-SP também divulga artigos sobre saúde e segurança do trabalho na Revista Noticias da Construção e atua fortemente junto ao governo e trabalhadores nas reuniões do CPR-NR 18 e do CPN-NR18 (Conselhos Permanentes Regionais e Nacional da NR 18), além de ser o interlocutor nas negociações trabalhistas com os sindicatos dos trabalhadores. No próximo dia 6 de agosto, o vice-presidente Haruo Ishikawa assumirá a coordenação nacional da CPN-NR 18.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima