Guega Fofanoff representa o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais


O cavaleiro olímpico Serguei Fofanoff, o Guega, será um dos representantes da seleção brasileira de CCE (Concurso Completo de Equitação) que vai disputar os Jogos Equestres Mundiais, de 29 de setembro a 03 de outubro, em Kentucky, nos Estados Unidos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (15/07) por Carlos Alberto Bellandi, diretor da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

“Vamos para a competição com boas condições de participação, buscando terminar entre os seis primeiros lugares”, afirmou Bellandi. A melhor colocação do Brasil até hoje nos Jogos Mundiais foi o oitavo lugar por equipes, em 1998.

A equipe brasileira de CCE é treinada pelo inglês Nick Turner, contratado no ano passado pela CBH com o objetivo de preparar os conjuntos de olho nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Além do cavaleiro ribeirãopretano, que vai montar Ekus TW, a seleção contará com as presenças de Guto Faria, Jester Martendal e Ruy Leme da Fonseca.

Será a terceira participação de Guega Fofanoff nos Jogos Equestres Mundiais. A primeira aconteceu em Estocolmo (Suécia), em 1990, e a segunda em The Hague (Holanda), quatro anos depois. “É uma emoção muito grande disputar os Jogos Mundiais”, afirma o cavaleiro, que também participou de três Olimpíadas (Barcelona/92, Atlanta/96 e Sydney/2000) e três Jogos Pan-Americanos (Mar Del Plata/95, Winnipeg/99 e Rio de Janeiro/2007).

RIO DE JANEIRO – Antes dos Jogos Mundiais, Guega Fofanoff participa, de sexta (16) até domingo, do Concurso Brigadeiro Andrade Neves. A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Hipismo, acontece no 2º Regimento de Cavalaria de Guarda, no Rio de Janeiro (RJ).

O concurso é uma etapa internacional do Campeonato Brasileiro de CCE (Concurso Completo de Equitação) 2010, reunindo cerca de 80 conjuntos, divididos em cinco categorias: CNC***, CCI**, CCI*, CNC Nível I e CCE CDE Nível 90. Guega Fofanoff, montando Ekus TW, vai competir na principal categoria do torneio, a CNC***.


O que é o Concurso Completo de Equitação (CCE)?
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre. A competição é dividida em três provas – Adestramento, Cross-country e Salto - que são realizadas em dias consecutivos.

O esporte é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si, e num curto espaço de tempo, o que exige preparo técnico e físico.

O Adestramento é a primeira prova a ser cumprida. O conjunto precisa efetuar determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldades mostrando entrosamento e equilíbrio.

No segundo dia acontece o Cross-country, onde o conjunto percorre um percurso externo, com obstáculos inspirados nos encontrado no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade.

A terceira e última prova do CCE é o Salto. O conjunto precisa transpor obstáculos móveis de diferentes alturas mostrando controle e precisão. O objetivo da prova é mostrar que depois da exigente prova de Cross-country o animal continua com energia, resistência e obediente ao comando do cavaleiro.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima