Construção terá encontro nacional para debater gargalos e apresentar propostas ao governo



SERGIO WATANABE

Neste ano, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) realizará, nos dias 10, 11 e 12 de agosto, a 83ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento itinerante, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), acontecerá em uma área de nove mil metros quadrados no World Trade Center, em São Paulo. Após 30 anos sem ocorrer na capital paulista, o Enic voltará à maior metrópole da América Latina, com debates e apresentação de propostas sobre os temas que contribuem para o desenvolvimento do país e do setor.
Nos três dias do evento, é esperada a participação de 1.500 empresários, gestores, profissionais e especialistas de todo o país, além de autoridades. A presidente da República, ministros e outros representantes dos governos federal, estadual e municipal também são presenças tradicionais no encontro.
O Enic acontecerá dentro de um cenário econômico de pleno emprego vivido pelo setor. Para atender a demanda crescente por obras sem gerar inflação, a cadeia produtiva da construção precisará aumentar a produtividade. Isso somente poderá ser feito com investimentos em tecnologia. A desoneração dos investimentos e os correspondentes financiamentos para viabilizá-los tornaram-se prementes para toda a cadeia produtiva da construção. Os projetos e as propostas do setor sobre essas questões farão parte do encontro.
A realização do Enic em São Paulo será muito estratégica, por este ser o primeiro ano das gestões dos novos governos estaduais e federal. Vamos discutir como superar obstáculos que se colocam à agilização de programas de grande relevância para o setor, como o de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida (PMCMV).
Os atrasos no planejamento e na execução das obras esportivas e de infraestrutura urbana para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também serão tema de debates organizados nas comissões e fóruns da CBIC.
Outros temas como habitação, infraestrutura, práticas de sustentabilidade, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais também estão na agenda do evento deste ano. O Enic representará uma excelente oportunidade para discutir outros gargalos do setor, como a formação e qualificação de mão de obra especializada.
Também serão apresentadas as ações de importantes projetos da CBIC, com destaque para o Programa de Inovação Tecnológica (PIT), que busca a melhoria contínua da qualidade e da produtividade no setor, e o Programa de Construção Sustentável (PCS), que visa o desenvolvimento da construção moderna, com preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.
Um grande diferencial do evento neste ano será ter todo o seu funcionamento apoiado por ações sustentáveis. Serão utilizados apenas papéis reciclados e as impressões dos materiais serão feitas com tintas menos tóxicas. As flores da decoração serão plantadas e não cortadas, haverá coleta seletiva e destinação de materiais à reciclagem. Além disso, o consumo de energia, geração de resíduos e a emissão de gases pelo transporte serão calculadas e compensadas pela equipe organizadora do Enic.
Os participantes poderão colaborar com essas iniciativas devolvendo materiais e outros produtos, que não lhes serão úteis, para reutilização ou reciclagem. Banners, por exemplo, serão encaminhados a entidades que utilizam o material para confecção de artesanatos e bolsas. Um percentual das inscrições será destinado a entidades de responsabilidade social do setor da construção.
O evento contará com o apoio institucional de: Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas (Apeop); Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap); Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo); Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP); Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) e demais entidades da cadeia produtiva do setor.
Com a participação de toda a construção brasileira, certamente este será o evento mais importante do setor em 2011.

SERGIO WATANABE é presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção)

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima